Estudos

A simplicidade da Igreja de Atos 2 vs 42-47(Primeira Igreja).

EBD 24/05/2015 .

Comentário: A característica mais marcante da IGREJA DOS APÓSTOLOS foi a SIMPLICIDADE. Talvez a simplicidade desta igreja tenha sido um dos fatores que mais contribuiu para o seu sucesso. O fato das igrejas atuais ter perdido esta principal marca, tem feito as igrejas ficarem sem vida e sem poder AD Boas Novas Precisamos resgatar.

1-A comunhão dos irmãos, a união fazia dela uma igreja forte e invencível. At. 2: 42 a 44.Observa: Quando algum irmão estava com problemas, a igreja inteira se reunia para orar pelo irmão. At. 12: 5, sem fofoca mentiras e outros tipos de interesse os pensamento maldosos.

Não só na igreja que se fazia orações. Mas os irmãos se reuniam nos lares para orarem ( BNGV) pelo irmão. At. 12: 11, 12, orar não fofoca falar do pastor da esposa ou tentar ser mais espiritual que o líder da igreja que é Cristo.

2-Ao olhar para a primeira igreja, a primeira impressão que temos, é que ela era uma igreja que só vivia em oração. At. 1: 13, 14.O fato de esta igreja viver em oração, se deve aos ensinamentos do Senhor Jesus. Lc. 18: 1; Lc. 22: 39, 40.

3-Outra característica de simplicidade da primeira igreja era o fato dos irmãos estarem continuamente em jejum. At. 13: 1, 2: At.27: 8, 9, 10 e 11. Pelos propósitos de Deus (Apresentar Cristo como Salvador e Senhor de nossa vida).

(Hoje muitos acreditam que nem é mais preciso jejuar buscar ter intimidade com Deus em unidade, ou seja, juntos preocupados e participantes no reino de Deus), mas não foi isto que Jesus ensinou. E a primeira igreja tinha uma vida de jejum, porque eles seguiam os ensinamentos do Senhor Jesus. Mt. 17: 4 a 21, Mt. 6: 16 a 18, Mt. 9: 14 e 15.

4-A primeira igreja também era uma igreja onde havia o temor a Deus. Ela era uma igreja muito séria nos assuntos referentes a Deus. At. 5: 1 a 11. At. 17: 23 a 29, Não fazer quando quer ou quando só for para aparecer.

Observação: Vamos fugir de sermos camaleões na igreja do Deus vivo: (pois corremos um serio risco de sermos rejeitado pelo corpo bem ajustado).

5-A primeira igreja era uma igreja onde havia profecias: (não reteté falso ou emocionalismo , todos adoravam ao Senhor sem precisar pedir ou ficar criando novidades ,porque tudo apontava pra Adoração e não empolgação ,e a profecia era a palavra de Deus. Exemplos : Ensinos (EBD, cultos de ensino, de doutrina instrução que hoje pra muitos e tida como não importante, que tipo de Igreja você que viver a sua ou á de Cristo.

Resumindo as profecias não eram desprezadas. At. 13: 1, 2; Ts. 5: 20.

6-As pregações na primeira igreja eram feitas por pessoas simples e ainda que sem formação alguma tinham o interesse e não empolgação em servir ao Senhor, mas com suas vidas mudadas, não como hoje que pregam e não vivem. Vamos Acorda irmão você não consegue enganar a Cristo nem sua Igreja At. 4: 8 a 13.

Na primeira igreja as pregações não eram elaboradas de qualquer forma; Pastor me deixa pregar porque se não fico em casa ou só venho pra igreja quando for a minha vez,ou ainda  só chego cedo ao culto se eu for dirigir ou estiver à frente, Devemos acorda irmãos tudo era feito por entrega total ao Espírito Santo, onde simples palavras convertiam multidões. At. 2:37 a 41; Lc.12: 12.Que Bom ter testemunho de Cristo diante da Igreja e do Mundo…

A preocupação da primeira igreja com a salvação de uma pessoa era a mesma com as de multidões. At. 26 a 31.A primeira igreja não ficou alienada entre as quatros paredes. Mas saiu para pregar o Evangelho às multidões. At 8: 1 a 5; At.1: 8.

7-A primeira igreja não recorria a outros meios que não fossem os dízimos e ofertas para arrecadar ofertas. At.2: 45; At. 4:32; II Co. Hb.10:38. E ainda assim hoje tem muitos que se iludem e fecham a mão pra obra de Deus, fazemos tudo aqui na igreja com Amor e hospitalidade e ainda assim pessoas Fecham a  sua mão pra Cristo.

Conclusão: O Ministério da primeira igreja era um ministério total de serviço independente da pouca instrução de alguns, o Amor ao senhor Deus estava  acima de tudo, e essas pessoas  viviam cheias  do Espírito Santo com boa reputação. Exemplos: de mudança e renuncia pela vida em Jesus e de sabedoria. At.6: 1 a 3; Dn. 5: 14.

Na primeira igreja os lideres como os servos tinham tudo em comum, viviam em Cristo, serviam a Cristo e acima de tudo a verdade caminhava no Centro deles Jesus Cristo…

Bom dia lembre-se pregar é viver…

Pr. Denílson Couto .